Diego Maia, o treinador de vendas mais contratado do Brasil, ensina como aproveitar
As datas comemorativas são uma grande oportunidade de vendas sazonais e podem alavancar os resultados de uma empresa. No entanto, é preciso estar preparado para enfrentar os desafios que essa sazonalidade pode trazer.
Neste post, entrevistamos o Diego Maia, considerado o palestrante de vendas mais contratado da atualidade, e vamos apresentar algumas dicas para aproveitar ao máximo as vendas sazonais e garantir bons resultados durante todo o ano.
Sumário
# Quais são as datas sazonais mais importantes para as vendas?
Dependendo do segmento de atuação, é possível criar um calendário de datas sazonais para vender mais. Mas para programar ações promocionais tendo estas datas como gatilho, é importante definir quais são as datas promocionais importantes para a sua empresa e para seu nicho de mercado.
De um modo geral, datas como Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Black Friday, Natal, Natal, Dia da Mulher, Páscoa, Festa Junina e Carnaval, atendem todos os segmentos de mercado.
“Se sua empresa distribui produtos odontológicos, comemorar e criar ações para o Dia do Dentista, é fundamental. Se sua empresa é focada em esportes, datas como finais de campeonatos é sempre bem vinda”, assegura Diego Maia.
# Quais as melhores estratégias para vender mais em datas comemorativas?
Para cada uma dessas datas, é recomendado criar ações específicas para impulsionar a venda dos produtos, como promoções exclusivas relacionadas às datas comemorativas e aos produtos ou serviços mais aderentes. Para a empresa que deseja acelerar as vendas em datas sazonais, é fundamental utilizar um calendário promocional para reunir todas as datas importantes e planejar estratégias e promoções coerentes e adaptadas ao tema da data, com a devida antecedência e preparo.
Existem diversas estratégias que podem ser utilizadas para aproveitar as vendas sazonais e alavancar os resultados, sendo estas as mais utilizadas pelas empresas:
lançar um novo produto ou serviço com apelo sazonal;
produzir um combo de produtos ou serviços com este mesmo apelo;
criar promoções para um produto ou serviço específico;
oferecer cupons de desconto que devem ser utilizados até a data;
utilizar redes sociais para divulgação;
fazer parcerias com outras empresas, como vizinhos por exemplo;
decorar o estabelecimento adequadamente;
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# Avalie os números do ano anterior
Para o sucesso de uma campanha promocional em data comemorativa, é importante mapear a sazonalidade do negócio reunindo dados como demanda e quantidade de vendas dos últimos anos e levantar o desempenho coletivo e individual da equipe.
Analisar os resultados do ano anterior é importante para projetar o desempenho futuro da promoção e tomar decisões estratégicas com base em dados confiáveis. Através da análise dos resultados anteriores, é possível identificar tendências, avaliar o crescimento ou evolução da empresa ao longo do tempo e comparar índices econômico-financeiros para propor medidas de melhoria.
“Além disso, analisar os resultados do ano anterior dá a munição necessária para o empreendedor ou gestor criar campanhas de incentivo específicas para incentivar a equipe a aderir às campanhas promocionais”, garante Diego Maia.
# Conheça o seu mercado
Para aproveitar as vendas sazonais, é fundamental conhecer o seu mercado e entender quais são as demandas e necessidades dos seus clientes em cada época do ano. Isso permitirá que você esteja preparado para oferecer produtos e serviços que atendam às expectativas dos consumidores.
Conhecer o mercado é importante para entender as tendências e oportunidades de vendas, identificar os clientes e se diferenciar da concorrência. Além disso, o conhecimento do mercado ajuda a acompanhar as mudanças e evoluções do setor, permitindo que a empresa se adapte e se mantenha competitiva.
# Entenda o seu cliente
Além de conhecer o mercado, é importante entender o seu cliente e saber o que ele espera da sua empresa em cada época do ano. Isso permitirá que você crie campanhas de marketing mais eficientes e ofereça produtos e serviços que realmente atendam às necessidades dos consumidores.
Conhecer o cliente é importante para garantir uma boa experiência de compra, o que pode resultar em maiores lucros, economia de tempo e despesas, além de uma difusão positiva da marca para a organização.
“Quando entendemos o cliente quer e deseja em fornecedores como nós, deixamos de otimizamos nosso tempo oferecendo produtos e serviços aderentes ao que ele busca, não ao que nós ‘achamos que ele quer’” - revela o palestrante de vendas Diego Maia.
# Faça um plano de vendas realista
Para aproveitar as vendas sazonais, é preciso ter um plano de vendas realista e bem estruturado. Isso inclui definir metas alcançáveis para o time de vendas, incentivar a equipe a trabalhar de forma mais eficiente e criar campanhas de marketing que realmente gerem resultados.
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# Tenha um mix adequado de produtos
Para aproveitar as vendas sazonais, é importante ter um mix adequado de produtos que atendam às demandas dos consumidores em cada época do ano. Isso permitirá que você ofereça produtos que realmente interessem aos seus clientes e aumente as chances de conversão.
# Jamais deixe faltar produto
A organização por datas sazonais serve para promover itens que têm maior saída em datas comemorativas, como Páscoa, Natal e festa junina. É importante manter os produtos mais importantes à altura dos olhos, utilizar acessórios para chamar atenção e garantir que não faltem produtos na gôndola durante essas datas importantes. Além disso, a iluminação pode ser uma aliada na exposição dos produtos.
"Lute com todas as suas forças contra a ruptura de produtos ou falta de disponibilidade para prestação de serviços", reforça Diego Maia
Se você vende serviços que são mais demandados em datas específicas, amplie sua capacidade de entrega e não deixe de aproveitar as oportunidades. Veja só estes exemplos de empresas prestadoras de serviços que podem acelerar as vendas em datas sazonais:
Empresa de depilação em dia dos namorados
Clínica de emagrecimento e academias no outono (para que as pessoas estejam em forma no verão seguinte);
Empresa de flores e presentes no Dia das Mães e Dia das Secretárias
# Conclusão
As vendas sazonais podem ser uma grande oportunidade para alavancar os resultados de uma empresa. No entanto, é preciso estar preparado para enfrentar os desafios que essa sazonalidade pode trazer. Com as dicas apresentadas neste post, você poderá aproveitar ao máximo as vendas sazonais e garantir bons resultados durante todo o ano.
Lembre-se que conquistar um novo cliente custa cinco vezes mais do que manter um cliente atual, portanto, nunca esqueça de investir em fidelização também.
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